Os trens são um meio de transporte de cargas e pessoas amplamente utilizado em diversos países. Na Europa, é possível fazer viagens por diferentes países de trem. Na China, os trens de alta velocidade recebem investimentos pesados do Estado para o transporte de mercadorias, além de haver transporte de passageiros.
No caso do Brasil, um setor ferroviário mais desenvolvido, traria impactos relevantes para a economia e desenvolvimento social de diferentes regiões. O primeiro ponto, e mais evidente de todos, seria a maior facilidade de escoamento de commodities e outros produtos até os portos no litoral. O modal ferroviário é o mais adequado para transportar diferentes tipos de carga por longas distâncias e o Brasil, um país extenso latitudinal e longitudinalmente, precisa desenvolver seus modais de transporte de carga de forma que sejam otimizados e interligados.
Outro ponto seria a facilitação das vendas de pequenos produtores rurais. A possibilidade de levar suas produções para outras cidades e estados pagando menor custo de transporte é um incentivo à permanência das propriedades familiares, o que acarreta o desenvolvimento social das regiões rurais e a menor evasão de jovens do campo.